Português Italian English Spanish

Dicas de Segurança do Corpo de Bombeiros da PM de Itapeva

Dicas de Segurança do Corpo de Bombeiros da PM de Itapeva

Tema da Semana - AFOGAMENTO

 

 AFOGAMENTO

 É DEFINIDO COMO UM TIPO  DE TRAUMA EM  QUE OCORRE A ASPIRAÇÃO DE  LIQUIDO NÃO-CORPORAL, É CAUSADO PELA SUBMERSÃO EM MEIO LIQUIDO; RESULTADO, ISSO CAUSA A SUSPENÇAO DA TROCA IDEAL  DE OXIGENIO E GAS CARBONICO FEITA PELO ORGANISMO E PODE LEVAR A MORTE.

LOCAIS E OBJETOS DE RISCOS

OS LOCAIS SÃO OS MAIS VARIAVEIS POSSÍVEIS COMEÇANDO POR RIOS, LAGOS, PRAIAS, PISCINAS PODENDO CHEGAR ATÉ A BANHEIRA, BALDES, TANQUES ENTRE OUTROS, SÃO SITUAÇOES QUASE QUE IMPREVISIVES E ATÉ INOFENSIVAS COMO COPO COM AGUA OU UMA MAMADEIRA MAIS GERAM VITIMAS EM TODOS OS ANOS NO MUNDO.

AS VITIMAS

COMO SABEMOS O AFOGAMENTO NÃO ESCOLHE IDADE PODENDO SER FATAL PARA UM BEBE QUE TEVE UM REFLUXO A UM ADULTO OU IDOSO QUE TEVE O LIMITE FISICO ALCANÇADO DENTRO DAS AGUAS MORTAIS, NISSO AS VEZES PENSAMOS QUE O FATO DE ALGUEM SABER NADAR PODE SE LIVRAR DO AFOGAMENTO, ISSO NA VERDADE É UM ENGANO POIS NÃO SÃO POUCOS OS EXELENTES NADADORES QUE PERDERAM A VIDA AO SE ARRISCAREM SOZINHOS CONFIANDO NA CAPACIDADE TECNICA DE NATAÇÃO.

PREVENÇAO

PARA BEBES - NUNCA DEVEM FICAR SOZINHOS EM BANHEIRAS, COM MAMADEIRAS OU PERTO DE QUALQUER RECEPIENTE QUE CONTENHA LIQUIDOS.

PARA CRIANÇAS – DEVE-SE ESTIMULA-LAS A ASSUMIREM RESPONSABILIDADES PARA A PRÓPRIA SEGURANÇA. É IMPORTANTE QUE APRENDAM A NADAR E A BOIAR, E COMPREENDAM QUE NÃO DEVEM ENTRAR EM AGUAS PERIGOSAS E DESCONHECIDAS. SEMPRE QUE POSSÍVEL AO ENTRAR EM PISCINAS, LAGOS, RIOS OU PRAIAS, DEVEM ELAS ESTAR ACOMPANHADAS POR ADULTOS.

 

PARA ADULTOS- O MAIOR REMEDIO É A CONSCIENIZAÇÃO SOBRE O PERIGO E NUNCA É BOM ENTRA NA ÁGUA, SOB O EFEITO DE BEBIDAS ALCOOLICAS, PRICIPALMENTE  SE ESTIVER  SOZINHO. NUNCA NADE CONTRA A CORRENTESA, MAIS SIM EM DIAGONAL FAMOSO 45º, COM ISSO VOCÊ TERA MAIS CHANCES DE SAIR DA ÁGUA E NÃO SERÁ ARRASTADO PELA CORRENTESA ALÉM DE RESISTIR MAIS A EXAUSTÃO, NUNCA FINJA ESTAR SE AFOGANDO PODERÃO NÃO ACREDITAR CASO ISSO REALMENTE OCORRA.

 DICAS DE SEGURANÇA

  • NUNCA ENTRE NA ÁGUA SE NÃO SOUBER NADAR.
  • NUNCA PERCA AS CRIANÇAS DE VISTA.
  • NUNCA NADE APÓS INGERIR BEBIDA OU ALIMENTOS.
  • NUNCA ENTRE NA ÁGUA PARA SALVAR PESSOAS SEM SER HABILITADO.
  • AO AJUDAR AFOGADOS OFEREÇA CORDAS, BOIAS OU OBJETOS PARA SE AGARRAREM.
  • NUNCA CAMINHE SOBRE PEDRAS LISAS OU LUGARES COM RISCO DE QUEDA.
  • NUNCA ENTRE EM AGUAS DESCONHECIDAS.
  • EVITE LUGARES SEM GUARDA VIDAS.
  • USE SEMPRE O COLETE SALVA-VIDAS.
  • EVITE ÁREA DE SAÍDA DE BARCOS OU PRATICA DE ESPORTE AQUATICO.
  • ANTES DE MERGULHAR CERTIFIQUE-SE DA PROFUNDIDADE.
  • NUNCA FINJA ESTAR SE AFOGANDO.
  • NUNCA SALTE DE CABEÇA.

PRIMEIROS SOCORROS E AFOGAMENTOS:

O CASO DE AFOGAMENTO GERA MUITO STRESS OCORRENDO UMA INOBSERVANCIA DE PROCEDIMENTOS AGRAVANDO O CASO DA VITIMA, O PRIMEIRO PASSO SERIA ACIONAR O SOCORRO CASO ELE AINDA NÃO TIVESSE SIDO FEITO, APÓS A PESSOA SER RETIRADA DA AGUA, DEVE-SE VERIFICAR SE ELA ESTA ACORDADA (CONSCIENTE) OU DESMAIADA (INCONSCINTE):

SE CONSCIÊNTE: DEITA-LA LATERALMENTE DO LADO DIREITO;

SE INCONSCIENTE: INICIAR IMEDIATAMENTE A (RCP) RESSUSCITAÇÃO CARDIO PULMONAR.

CORPO DE BOMBEIROS DA PMESP - Seção de Comunicação Social -Cb PM Claudinei.

 

  Veja Mais

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário