Português Italian English Spanish

Palestra de conscientização sobre o Autismo

Palestra de conscientização sobre o Autismo

Aconteceu na Câmara Municipal de Itapeva

 

No ultimo dia 02 de abril as 17h aconteceu na Câmara Municipal de Itapeva uma palestra para formação de professores com o intuito de refletir com os educadores da rede sobre o manejo de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também tanger suas maiores dificuldades de comunicação e socialização.

Nos esclareceu Vera Lúcia Moreira, Diretora de escola que atualmente está a frente do Centro de Apoio Pedagógico Multidisciplinar (CEAPEM): O autismo é um distúrbio neurológico que afeta 3 áreas do desenvolvimento da criança:

  • Interagir socialmente: Manter o contato visual, expressão facial, gestos, expressar as próprias emoções e fazer amigos;
  • Comunicação: Optando pelo uso repetitivo de linguagem de bloqueios para começar e manter um diálogo, (alguns falam, outros não chegam a falar);
  • Comportamental: Com manias, apego demasiado a rotina, interesse intenso em coisas especificas e dificuldade de imaginação.

O CEAPEM atende a 40 crianças divididas em 2 salas, sendo uma no período matutino e outra no vespertino, e encontra-se com grande lista de espera, pois é necessário trabalho individualizado. Os alunos autistas estão incluídos tanto na rede municipal como nas estaduais e particulares.

Nesta semana de conscientização sobre o autismo foi avaliada a importância de levar profissionais especializados como fonoaudióloga e psicóloga para tratar do assunto no campo da Educação e auxiliar os professores na reflexão e conscientização da prática inclusiva.

Foram realizados também durante a semana várias ações envolvendo todos os setores da sociedade com campanhas diferenciadas, tais como: caminhadas, atos religiosos, apresentação de trabalhos da sala de recurso do CEAPEM e sala da APAE, palestras, oficinas de ensino e ações incisivas. Também foram organizadas ações para o atendimento dos alunos autistas e seus familiares.

Tudo isto só foi possível através de uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação, da Saúde, da Cultura, palestrantes, professores e familiares. Este evento também contou a presença de Rita de Cassia Assis de Moraes – Assistente Técnico Pedagógica da Secretaria da Educação e Cultura; Vania Prestes – Coordenadora de Programas e Projetos; Manoela Teixeira Bentivoglio – Psicóloga e Palestrante; Juliana Romanoff – Fonoaudióloga; Assistentes Técnicos Pedagógicos; Agda G. Andrade Silva – Professora Auxiliar da APAE e Jaqueline Chiavini – Coordenadora Pedagógica da APAE .

Adriana Santos

 

  Veja Mais

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário