Português Italian English Spanish

Secretaria de Saúde realiza campanha de combate à tuberculose até o dia 25 de março

Secretaria de Saúde realiza campanha de combate à tuberculose até o dia 25 de março

Todas as unidades de saúde das zonas rural e urbana de Itapeva farão exames de prevenção à doença

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAE – Serviço de Assistência Especializada em Moléstias Infecciosas, realizará até o dia 25 de março, campanha de intensificação no combate à tuberculose. Todas as unidades de saúde das zonas urbana e rural farão exames de prevenção à doença, de segunda a sexta-feira. A iniciativa também tem o objetivo de promover atividades educativas, visando combater a moléstia.

A doença que mata por ano cerca de 2 milhões de pessoas, possui o tratamento e também a cura. A transmissão se dá de pessoa para pessoa, por meio da respiração, tosse e fala. O sintoma mais característico é a tosse por mais de 2 semanas (com ou sem escarro), acompanhada ou não de febre no final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso e cansaço.

A gerente técnica do SAE, Karen Grube, explica que são necessários para o tratamento, medicamentos diários específicos por um período de 6 meses sem interrupção. “ Em Itapeva, ele é realizado no SAE, em parceria com a unidade de saúde mais próxima à residência do paciente. O posto de saúde também faz o acompanhamento da medicação”, orienta Karen Grube.

A secretária Municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi, explica que é de suma importância a realização dos exames para prevenção da doença. “É recomendável orientar as pessoas que estão tossindo há mais de duas semanas, para que compareçam à unidade de saúde mais próxima de sua casa e realizem o exame diagnóstico”, enfatiza.

As unidades de saúde funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na zona rural, o atendimento é das 7h às 16h. Em 2018, foram diagnosticados 21 pacientes no município. Mais informações sobre a doença, podem ser obtidas, pelo telefone 3522 – 2365.

Celi Leme - Assessora de Imprensa - Prefeitura de Itapeva/SP

  Veja Mais

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário